Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do Vox.

Fig. 1 - Diagrama do Vox.

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa matriz de contatos que é válida também para uma placa universal.

Fig. 2 - Montagens em matriz de contatos ou placa universal

Para esta versão sugerimos o uso de relés do tipo Microrrelé Metaltex MC2RC1 ou MC2RC2. Temos também uma versão para placa comum que é mostrada na figura 3.

Fig. 3 - Montagem em placa comum com relé G1RC2 (R omitido).

Para esta versão usamos relés G1RC1 e G1RC2 que são mais econômicos e podem até controlar uma corrente maior em seus contatos.
Nas montagens em placa sugerimos a utilização de soquetes para os circuitos integrados. O microfone de eletreto é comum, de dois terminais, devendo ser observada sua polaridade na ligação.
P1 é um potenciômetro de 4,7 MΩ e os resistores são de 1/8 ou de 1/4 W com 10% ou 20% de tolerância.
Os diodos D1 e D2 são para uso geral de silício, 1N4148 ou 1N914. Os capacitores eletrolíticos devem ter tensão de trabalho de pelo menos 12 V. C1 é um capacitor de poliéster ou cerâmica e seu valor não é crítico.
Se quisermos reduzir a resposta aos sons estridentes, de modo que o opere feche com sons mais graves e a própria voz, podemos acrescentar o capacitor Cx de 1 nF a 22 nF em paralelo com R3.
Um meio de reduzir a resposta aos agudos é ligando um capacitor de 1 nF a 10 nF em paralelo com R6.
Para Q1 e Q2 podemos usar equivalentes; a polaridade da alimentação deve ser rigorosamente observada. Para o caso de alimentação por 9 V sugerimos utilizar 6 pilhas pequenas. No caso de dificuldades em obter suporte único pode ser utilizado um suporte de 2 e um de 4 pilhas, os quais serão ligados em série.
No caso do uso de uma fonte de alimentação, ela deve ter boa filtragem, e além disso o microfone deve ter fio blindado na sua ligação, para que não ocorra a captação de zumbidos. Mesmo com alimentação a pilhas, se o microfone for ligado por um fio com comprimento superior a 20 cm, ele deve ser blindado com a malha ligada ao negativo da alimentação (0 V).

PROVA E USO

Ligue a alimentação em S1 e depois vá girando vagarosamente o eixo de P1 até que o relé seja desativado. Para os testes ou demonstrações em matriz de contatos poder utilizado um led para monitoria, ligado como indica a figura 4. Neste caso, gire o eixo de P1, para que o led apague.
Fig. 4 - Ligação de led para ajuste.

Falando diante do microfone ou estalando os dedos, o led deve acender por um instante, voltando a apagar. O ajuste de P1 deve ser feito de modo a se obter a maior sensibilidade.
A ligação de cargas diversas controladas pelo Vox é feita conforme mostra a figura 5.
Fig. 5 - A ligação de diversas cargas no circuito Vox

Na utilização com cargas de grande potência, deve ser respeitada a capacidade máxima de corrente dos contatos do relé. Para o MC (micro-relé) é de 2 A e para os G1RC é de 6 A.

Página seguinte - Galeria de Fotos