Funcionamento


Vox

Este circuito, muito sensível, fecha os contatos de um relé quando qualquer som é captado por um microfone. Podemos usá-lo como alarme ou ainda para o disparo de uma máquina fotográfica, tirando fotos de explosões, instantâneos de batidas, quebras de objetos e outros fenômenos menos rápidos que produzam sons. O circuito pode também servir para demonstrações já que sua montagem numa matriz de contatos não apresenta qualquer problema de instabilidade.

Newton C. Braga


Os circuitos denominados Vox, chaves de som ou ainda interruptores acionados por sons encontram muitas utilidades práticas interessantes como por exemplo em alarmes, no acionamento automático de gravadores e interruptores e até no disparo de máquinas fotográficas no instante exato em que ocorre o som de uma batida ou explosão.
O Vox que apresentamos é muito sensível, atuando sobre um relé capaz de controlar cargas de boa potência como por exemplo motores, alarmes, flashes de máquinas fotográficas, etc.
Sua alimentação pode ser feita com tensões de 9 a 12 V e a utilização de um microfone de eletreto simplifica bastante as etapas de amplificação.
O circuito integrado básico usado no projeto é de obtenção muito fácil e baixo custo já que se trata do conhecido 741. O circuito não é temporizado, mas não será difícil fazer modificações para que ele opere nesta modalidade.

Características
Tensão de operação: 9 a 12 V
Carga máxima: 6 A

COMO FUNCIONA

O sinal de um microfone de eletreto é aplicado a um transistor BC548 cuja polarização de base pode ser ajustada através de um potenciômetro. Esta polarização de base deve ser ajustada para que a tensão no coletor do trasistor fique próximo do limiar de comutação do circuito integrado 741 que funciona como um comparador de tensão.
O ganho do 741 e, portanto, a sensibilidade do circuito é fixado pelo resistor R6 de 4,7 MΩ na realimentação negativa do amplificador operacional. Se quisermos um controle de sensibilidade podemos substituir este resistor por um potenciômetro do mesmo valor.
No limiar do disparo, a tensão na saída do amplificador operacional (pino 6) está em torno do valor de Vcc (9 a 12 V) de modo que D1 está polarizado no sentido inverso e com isso o transistor Q2 está no corte. Nestas condições, o relé permanece desativado.
Quando um som é captado pelo microfone, sua amplificação por Q1 faz com que a tensão no seu coletor caia e com isso o circuito integrado comute de modo que a sua tensão de saída também caia praticamente a zero volt.
Nestas condições, o diodo D1 é polarizado no sentido direto e uma corrente pode fluir entre o emissor e a base Q2. Esta corrente é amplificada, levando o transistor à saturação e com isso à energização do relé.
O capacitor C2 elimina a componente pulsante do sinal, evitando repiques ou oscilações dos contatos. Este capacitor pode ser alterado para obter uma certa inércia e até uma pequena temporização no acionamento do relé.
O resistor R será usado quando a alimentação for de 9 V e o relé para 6 V; seu valor é de 22Ω. Para uma alimentação de 12 V não será necessário usar este resistor pois o relé recomendado será de 12 V.
Para a alimentação podemos usar pilhas ou fonte. A fonte deve ter pelo menos 250 mA de corrente; se forem usadas pilhas, podem ser pequenas ou médias.

Página seguinte - Montagem